Toda farmácia precisa de um farmacêutico durante o expediente?

  • +A
  • -A

Em 2014, o governo federal sancionou uma lei que modificou o funcionamento de farmácias e drogarias. Esses estabelecimentos, segundo a farmacêutica Aline Medeiros, deixaram de ter um viés apenas comercial e se transformaram em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e de orientação sanitária.

 

Farmácias precisam ter farmacêuticos para atender a população

 

“Essa lei também garante a presença do profissional farmacêutico e de um responsável técnico sob sua supervisão em todo o horário de funcionamento”, explica a profissional. Segundo Aline, apenas o farmacêutico pode exercer a responsabilidade técnica e deve notificar laboratórios, profissionais de saúde e órgãos sanitários sobre efeitos colaterais, intoxicações e reações adversas causados pelo uso de determinados medicamentos.

Aline é favorável à lei e acredita que ela é de extrema importância. “A atenção farmacêutica é essencial para orientar o paciente sobre os cuidados do uso racional de medicamentos. O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população”, diz.

 

Atendimento de farmacêutico previne contra uso irracional de medicações

 

Para Aline, a presença do farmacêutico na farmácia ajuda a garantir o sucesso e adesão ao tratamento feito com medicamentos. O contato é fundamental para que o paciente receba o medicamento adequado, nas doses corretas, pelo tempo necessário e pelo menor custo possível.

O farmacêutico também é peça-chave na conscientização para o uso racional de medicamentos. Sem informação e orientação adequadas, os riscos de reações indesejáveis e agravamento de uma doença são maiores. “Qualquer remédio, por mais inofensivo que aparente ser, pode desencadear reações indesejáveis. A orientação farmacêutica pode prevenir ou diminuir os riscos do uso incorreto das medicações”, conclui.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Aline Medeiros

Aline Medeiros

Farmácia

CRM: 31696 / MG

TAGS
farmacia
Nenhum comentário para "Toda farmácia precisa de um farmacêutico durante o expediente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.