Publicado em 17/04/2017 03:27
- Atualizado em 11/04/2019 04:47
Você sabia que o lugar em que você guarda os remédios em sua casa pode interferir no sucesso de um tratamento médico? Colocá-los no armário da cozinha ou do banheiro pode não ser a melhor opção, já que expor os medicamentos a determinadas condições ambientais pode atrapalhar o efeito desejado e colocar sua saúde e de sua família em risco.
“Para manter sua qualidade, eficácia e segurança, os medicamentos devem ser mantidos, utilizados e transportados de acordo com as orientações do fabricante”, explica a farmacêutica Patrícia Carlos Rennó. Os fabricantes garantem o funcionamento dos remédios se as condições descritas na bula forem respeitadas. Mudanças na luminosidade, umidade ou temperatura podem alterar as propriedades dessas substâncias químicas.
De acordo com a profissional, é preciso evitar ambientes de muito calor, como a cozinha, e também de temperatura reduzida, condições que podem causar deterioração, supersaturação e ainda modificar a viscosidade de preparações líquidas. Locais úmidos, como o banheiro, próximos à parede, assim como espaços em que há incidência de luz solar também devem ser evitados, sempre mantendo os remédios nas embalagens originais.
É importante ficar de olho em qualquer mudança na aparência das medicações. “A perda da estabilidade física pode ser percebida por meio de alterações de cor, odor, sabor e consistência. Por outro lado, em muitos casos não é possível perceber que um medicamento está inapropriado para consumo porque a degradação química não é facilmente reconhecida”, afirma Patrícia, o que reforça a importância dos cuidados com o armazenamento correto.
Quem tem crianças, adolescentes ou animais de estimação em casa também deve se preocupar com o fácil acesso aos medicamentos. É fundamental que os remédios sejam guardados em armários ou prateleiras altas, mas é importante lembrar também de que a altura deve ser adequada para os idosos, já que o uso de escadas ou cadeiras para alcançar a medicação também oferece muitos riscos desnecessários
Foto: Shutterstock
Patrícia Rennó
Farmácia
CRM: 22472 / MG
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.
O atalho para o sucesso na farmácia
Novo coronavírus: Qual é o papel da farmácia e dos farmacêuticos na prevenção do COVID-19?
As 8 medidas para aliviar o estresse ocupacional
A importância da ergonomia no ambiente de trabalho
Como cuidar do próprio corpo e da higiene das mãos
Qual é a melhor maneira de armazenar os remédios em casa?