Lixo especial: Existe algum procedimento específico para o descarte de medicamentos?

  • +A
  • -A

O armazenamento e o consumo adequado de um medicamento é extremamente importante. Se exposto à luz e à umidade, ele pode perder eficácia dos compostos ativos e, se guardado em locais de fácil acesso, ele pode cair nas mãos de crianças e provocar intoxicação. No entanto, apesar de ser também muito importante, o descarte dos remédios vencidos não recebe a mesma atenção.

De acordo com a farmacêutica Vivian Costa, os medicamentos são formados por substâncias químicas e devem ser descartados de maneira correta: “O descarte incorreto traz consequências sérias para a própria população, como contaminação da água e de alimentos, que pode provocar a morte”.

 

Devolva os medicamentos vencidos à farmácia

 

A melhor forma de evitar esses problemas é devolver o produto vencido ao estabelecimento em que foi comprado. “As farmácias e drogarias devem receber os medicamentos para o descarte correto, que deverá ser feito por uma empresa credenciada e autorizada”, explica a farmacêutica Vivian Costa.

Infelizmente, como não há uma legislação específica sobre o assunto, nem todas as farmácias coletam os medicamentos vencidos, mas grande parte delas coleta mesmo assim. Se não for o caso, busque informações no próprio estabelecimento ou em unidades de saúde da sua região sobre pontos de descarte de medicamentos vencidos. O que você não deve fazer é jogá-los no lixo ou no vaso sanitário.

 

Descarte incorreto de remédios traz riscos potencialmente graves

 

Quando o remédio é jogado na lixeira ou na rede de esgoto, sem a destinação adequada, há risco de contaminação do solo e da água. O medicamento vencido pode chegar a lixões e aterros sanitários e também a plantações, a locais de criação de animais e à rede de abastecimento de água, muitas das quais não são equipadas para eliminar as substâncias presentes nos remédios.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Vivian Costa

Vivian Costa

Farmácia

CRM: 27709 / MG

TAGS
farmacia
Nenhum comentário para "Lixo especial: Existe algum procedimento específico para o descarte de medicamentos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.