Farmácia 24 horas: Quem trabalha de plantão para atender a população?

  • +A
  • -A

Uma lei federal promulgada em 1973, conhecida popularmente como lei da farmácia 24 horas, determina que as farmácias estabeleçam um regime de plantão e continuem abertas fora do horário comercial, para atender a população que precise comprar medicamentos durante a madrugada e aos fins de semana. No entanto, quem faz esse plantão?

 

Presença de farmacêutico é importante em plantões

 


De acordo com a farmacêutica Lilian Gonçalves Nunes, o farmacêutico e o gerente farmacêutico devem trabalhar no estabelecimento durante o plantão. A presença desses profissionais é imprescindível para orientar os clientes sobre o uso correto da medicação, tirar possíveis dúvidas sobre doses, efeitos colaterais e interações entre remédios.

Sobre a forma como os plantões são organizados, Lilian explica que as grandes redes não costumam estabelecer um sistema de rodízio entre as farmácias, já que estão sempre abertas. No entanto, o sistema funciona de maneira diferente nas pequenas e médias cidades e a especialista cita como exemplo o município de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais.

 

Como funcionam os plantões de farmácias em pequenas cidades

 


A cidade mineira tem uma população estimada em 14 mil habitantes e, atualmente, conta com seis farmácias. “O rodízio foi organizado entre os proprietários por meio de uma reunião, em que ficou estipulado que, a cada domingo e feriado, somente uma farmácia ficaria de plantão”, afirma a farmacêutica.

A farmacêutica acredita ser de extrema importância o funcionamento de farmácias aos domingos, feriados e durante a madrugada: “Na filial onde trabalho em São José dos Campos, há um aumento considerável de clientes durante o fim de semana. Acredito que, pelo fato dos clientes estarem de folga, eles deixam para comprar seus medicamentos nesses dias”, avalia. Já nas madrugadas, Lilian diz que o plantão é necessário para as emergências, para pessoas acidentadas ou que receberam alta médica e não podem esperar até o dia seguinte.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Lilian Gonçalves da Silva Nunes

Lilian Gonçalves da Silva Nunes

Farmácia

CRM: 14891347 / SP

TAGS
farmacia
populacao
saude
utilidade-publica
Nenhum comentário para "Farmácia 24 horas: Quem trabalha de plantão para atender a população?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.