Novo coronavírus: Qual é o papel da farmácia e dos farmacêuticos na prevenção do COVID-19?

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As farmácias, muitas vezes, são o primeiro local em que as pessoas se dirigem para tirar dúvidas e conversar sobre problemas de saúde. Agora, durante a pandemia do novo coronavírus, elas ganharam um papel ainda maior, por sua importância na disseminação de informações e de cuidados com a prevenção e a transmissão do COVID-19. 

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) elaborou uma série de recomendações a respeito do novo coronavírus, com o objetivo de garantir a segurança das equipes de trabalho e não comprometer o atendimento aos clientes que precisem de assistência. Confira algumas delas logo abaixo. 

Como ajudar os clientes durante a pandemia de coronavírus?

 

Ao longo dos próximos dias e semanas, algumas pessoas com problemas respiratórios ou com sintomas parecidos com os do COVID-19, como tosse, febre e falta de ar, deverão se dirigir a farmácias para comprar medicações e buscar informações. É importante que os farmacêuticos estejam prontos para avaliar cada caso e agir corretamente, oferecendo máscaras de proteção ou lenços descartáveis em casos suspeitos, levando o cliente a uma área isolada e bem ventilada e orientando-o a cobrir a boca e o nariz com um lenço ou cotovelo ao tossir e espirrar. Se necessário, a equipe deve encaminhar o paciente a uma unidade de saúde. 

Além disso, o estabelecimento deve oferecer desinfetante à base de álcool em gel aos clientes assim que entrarem na loja. É importante também evitar aglomerações dentro da farmácia e, se possível, recomendar que mantenham uma distância de 1 metro de funcionários e de outros clientes. 

A equipe deve também ajudar a evitar o pânico nos clientes que chegarem às lojas, desmentindo rumores e confirmando informações verdadeiras. Vale ressaltar que os medicamentos disponíveis para gripe e resfriado não servem para o tratamento do novo coronavírus e que o excesso ou uso incorreto de medicações pode prejudicar a saúde. 

Funcionários das farmácias devem ser bem orientados

 

Adotar medidas de proteção para os funcionários das lojas também é fundamental para conter a transmissão do COVID-19. As equipes devem ser orientadas a lavar as mãos com água e sabonete sempre que possível, a permanecer a 1 metro de distância de pessoas com sintomas e, ao ir embora, lavar o rosto e retirar o uniforme. 

A higienização do estabelecimento deve ser reforçada. Todos os ambientes que possam ser contaminados devem ser limpos constantemente com álcool 70%, solução de hipoclorito 1% e detergentes contendo cloro ativo. Telefones, cadeiras, mesas, teclados, maçanetas e corrimões devem ser higienizados com álcool 70% a cada duas horas. Já o chão, banheiros, pias e refrigeradores precisam ser limpos pelo menos uma vez ao dia. 

Os funcionários devem evitar o compartilhamento de comida e utensílios, como garfos e facas, e evitar viagens, reuniões e locais com aglomerações. Se possível, todos devem receber vacina contra gripe para que os sintomas não sejam confundidos com um caso de COVID-19. Quem estiver com sintomas deve ser orientado a permanecer em casa e os funcionários que tiverem atividades compatíveis com o trabalho remoto, devem ser orientados a fazer home-office.  

 

Para mais informações, confira o guia elaborado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma): https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/wp-content/uploads/2020/04/guia-completo-2.pdf

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