Como o farmacêutico deve fazer para se manter atualizado em relação aos lançamentos do mercado?

  • +A
  • -A

A qualidade de vida e o bem-estar das pessoas são os principais objetivos de todo profissional da área da saúde. Criar uma boa relação com os pacientes e manter um olhar atencioso sobre suas dúvidas e medos são características que devem acompanhar qualquer médico, farmacêutico e enfermeiro ao longo da carreira, assim como a preocupação de se manter atualizado diante das descobertas de tratamentos e novas doenças.

 

Mercado farmacêutico é competitivo e inovador

 

O universo farmacêutico é bastante dinâmico, segundo Aline Medeiros, especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica, e ficar por dentro das novidades é importante. “A cada dia surgem novos tipos de produtos e serviços, então, estabelecer estratégias que assegurem a lealdade dos clientes é necessário nesse mercado competitivo”, afirma.

A profissional explica que, para se manter atualizado, ela e os colegas devem acessar com frequência o conteúdo da área farmacêutica publicado no Diário Oficial da União e no site da Anvisa, para saber das novas legislações e das consultas públicas vigentes. As redes sociais também podem ser utilizadas, desde que sejam informações de perfis e sites confiáveis.

 

Farmacêutico atualizado beneficia o atendimento dos pacientes

 

Revistas e livros da área também devem ser consultados com alguma frequência pelos farmacêuticos. Garantir a presença em congressos e palestras também é essencial para aprender sobre as novas descobertas, inclusive devido à oportunidade de conversar com outros profissionais, tirar dúvidas e trocar informações que podem ajudar no atendimento do dia a dia.

De acordo com Aline, se manter atualizado é uma maneira de se aperfeiçoar continuamente e fornecer uma assistência ainda melhor para quem se dirige a uma farmácia. Para ela, os farmacêuticos podem sugerir produtos mais modernos do que os receitados pelos médicos, desde que seja em benefício do paciente e do tratamento. “Estamos atualizados em relação aos lançamentos de medicações. O farmacêutico está apto para sugerir, desde que faça com ética e não entre nas atribuições médicas”, afirma.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Aline Medeiros

Aline Medeiros

Farmácia

CRM: 31696 / MG

TAGS
farmacia
Nenhum comentário para "Como o farmacêutico deve fazer para se manter atualizado em relação aos lançamentos do mercado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.